9 Razões pelas Quais o Email Marketing é Essencial
Em meio à evolução de outras estratégias de marketing digital, uma pergunta que sempre surge é: “O email marketing ainda é importante?”
A resposta curta é: sim. Criar uma estratégia forte de email marketing ajuda você a alcançar e conectar-se com seu público-alvo de forma personalizada e aumentar as vendas a um custo acessível.
Assim como outras plataformas e mídias mudaram, as ferramentas de email marketing dão ao seu negócio a capacidade de atingir os clientes mais facilmente do que nunca.
Aqui estão as minhas principais 9 razões sobre a importância do email marketing e como elas podem ajudar seu negócio:
1. Mantenha Contato com Seu Público
Os emails têm a capacidade de manter seus clientes informados. Os consumidores podem verificar seus emails quando for conveniente para eles. Isso pode dar a sensação de que você está pensando neles.
Esse email pode ser tão simples quanto dizer: “Oi, você está na nossa mente, aqui está uma oferta especial!” ou “Aqui está uma atualização sobre o que aconteceu nas últimas semanas.”
Aqueles que se inscreveram na sua lista de emails já se comprometeram a receber essas notas. Então, eles provavelmente gostarão desses emails (desde que você forneça algo que valha a pena ler) e isso aumentará o engajamento com seus clientes.
2. Alcance Clientes em Tempo Real
De acordo com a Litmus, 54% de todos os emails foram abertos em um dispositivo móvel.
Isso é significativo e deve ser considerado ao planejar qualquer estratégia de marketing. Cada vez mais consumidores estão usando seus dispositivos móveis para acessar não apenas emails, mas todos os outros tipos de mídia e informações.
Não só isso, emails bem projetados produzem taxas de conversão mais altas em dispositivos móveis do que qualquer outro meio. Atinga-os em movimento!
3. As Pessoas Interagem com Emails
Há muito tempo, mais de 40 anos, na verdade, o email tem sido uma forma de comunicação.
À medida que os anos passaram, o email rapidamente se tornou uma das nossas principais escolhas de comunicação. Todos fomos treinados para responder a um email de alguma forma.
Seja para responder, encaminhar, clicar em algo incorporado no email, deletar, comprar algo ou se inscrever.
Tendemos a fazer algo com o email. Sabendo disso, você pode usar o email para direcionar as pessoas ao seu site, para pegar o telefone e ligar ou qualquer outra chamada para ação. De fato, mais de 25% das vendas no ano passado foram atribuídas ao email marketing.
4. O Email Marketing é Fácil de Medir
A maioria das ferramentas de email marketing oferece a capacidade de rastrear o que acontece depois que você envia sua campanha de email.
Você pode rastrear taxas de entrega, taxas de rejeição, taxas de cancelamento de inscrição, taxas de clique e taxas de abertura. Isso dá uma melhor compreensão de como suas campanhas de email estão funcionando, quais ajustar ou quais eliminar completamente.
Essas métricas não devem ser ignoradas. Elas são uma parte importante da sua campanha de marketing na internet como um todo.
Embora existam vários estudos e pesquisas que apresentam números “ótimos” para se atingir, tudo depende do seu setor e público-alvo. Se seus clientes não apenas querem, mas esperam emails diários, você deve fornecê-los.
No entanto, enviar muitos emails para consumidores que não desejam mais de um por semana aumentará sua taxa de cancelamento de inscrição. Tudo se resume a conhecer seus clientes e fornecer conteúdo valioso.
5. É Acessível
Sim, sabemos que você estava esperando que abordássemos esse ponto. Você pode alcançar um grande número de consumidores por menos de centavos por mensagem. O custo por conversão (possível) é tão baixo com o email marketing que não consigo acreditar que todas as empresas não participem ou se envolvam com mais frequência.
Serviços de email marketing como o SendGrid custam $0,0006 centavos por mensagem no nível Platinum Marketing Email. O MailChimp permite enviar até 12.000 emails por mês gratuitamente.
Eles também oferecem planos mensais maiores para empresas em crescimento com até 600.000 assinantes e planos para remetentes de alto volume para qualquer coisa acima disso.
Outra empresa de email marketing, a Vertical Response, oferece email marketing gratuito até 4.000 emails por mês e 1.000 contatos de email. Eles também oferecem serviços de assinatura para remetentes de maior volume.
Portanto, sim, enquanto oferece um ROI significativo, pode ser uma boa ideia contratar alguém para gerenciar esses esforços.
De acordo com o Shout It Out Designs, com um banco de dados de 15.000 emails, sua empresa gastaria cerca de 152 horas por ano gerenciando a campanha.
Isso incluiria a redação, elaboração, agendamento, envio, etc. dos emails, respondendo a quaisquer perguntas sobre ofertas, cupons ausentes ou outras preocupações e manutenção do banco de dados: adicionando e excluindo membros, atualizando informações e outras tarefas.
6. Permite Mensagens Direcionadas
Agora vamos falar sobre a importância do email marketing quando se trata de nutrição de leads – às vezes referido como email lead marketing. A ideia principal aqui é que seus clientes potenciais estão em diferentes estágios do ciclo de compra.
Alguns podem estar na fase de consideração, enquanto outros podem estar na fase de pesquisa e comparação, e até outros na fase de prontos para comprar. Criar personas de compradores pode ajudar a determinar que tipo de conteúdo criar para cada etapa.
Segmentar esses clientes em listas de email marketing apropriadas ajuda as empresas a direcionar esses grupos de forma mais eficaz.
Os clientes precisam de informações para movê-los para a próxima etapa do ciclo de compra; empurrar o conteúdo certo pode fazer exatamente isso.
Tudo se resume a mover esses prospects pelo seu funil de vendas – não tão rápido quanto possível, mas da maneira mais eficiente possível.
7. Aumenta o Reconhecimento da Marca
Não, as mídias sociais não são a única plataforma que ajuda no reconhecimento da marca de uma empresa. Possuir o endereço de email de um cliente ou prospect significa uma coisa: eles demonstraram um nível de interesse no seu negócio.
O email marketing dá a você a capacidade de aumentar esse nível de interesse, esse reconhecimento da marca, mantendo-se em destaque.
Isso não significa enviar quatro emails diários para cada cliente. Isso é, na verdade, uma ótima maneira de fazer com que os clientes o odeiem… Em vez disso, tente algum email marketing que promova sua atividade na comunidade local.
Muitas vezes, as empresas tentam vender, vender, vender seus produtos via email marketing e ignoram completamente o fator de reconhecimento da marca. Ao fazer isso, eles também estão proibindo a possibilidade final de construir a confiança do cliente e adicionar um senso de personalidade à sua marca.
8. É Oportuno
Falando em vender, vender, vender…
Sim, um dos benefícios do email marketing pode ser vender seus produtos, se você abordá-lo da maneira correta.
É importante usar todos os dados e informações do cliente que você pode.
Enviar aos clientes uma oferta especial no aniversário deles, ou avisá-los que o prato favorito deles está pela metade do preço é muito mais eficaz do que simplesmente enviar um cardápio.
Essa estratégia de email marketing também pode incorporar ofertas sazonais, permitindo que você promova uma oferta de feriado ou uma venda anual.
Certifique-se de criar um senso de urgência para qualquer oferta – os clientes têm muito mais probabilidade de comprar quando um negócio está terminando em breve.
9. Quase Todo Mundo Usa Email
Uma pesquisa da HubSpot afirma que 91% dos consumidores usam email.
Isso por si só já deveria ser suficiente para convencê-lo a explorar a ferramenta. A menos que sua indústria represente os 9% restantes (dica: não representa), o email apresenta uma oportunidade incrível de alcançar os clientes.
Não só você pode fornecer a eles descontos, especiais, novos produtos e mais, eles podem compartilhar e encaminhar esses emails para quem quiserem.
Uma boa estratégia de email marketing é incentivar os clientes a compartilhar ofertas o máximo possível. Lembra do reconhecimento da marca?
O email é especialmente grande no mundo B2B, pois representa a forma de comunicação mais proeminente para 73% das empresas.
Faça bom uso!