NotíciasInteligência Artificial

AI pode resolver suas finanças? Geração Z acredita que sim e revela como utilizam a tecnologia para gerir dinheiro

AI pode resolver suas finanças Geração Z acredita que sim e revela como utilizam a tecnologia para gerir dinheiro

Pesquisa da BMO mostra que 33% dos canadenses, principalmente da Geração Z, estão usando inteligência artificial para gerenciar finanças e investimentos. Saiba como essa tendência está moldando o futuro financeiro.

A inteligência artificial (IA) está ganhando espaço na vida financeira dos canadenses, especialmente entre a Geração Z, de acordo com o BMO Real Financial Progress Index. A pesquisa revela que cerca de um terço dos canadenses (33%) já utiliza IA para gerenciar suas finanças e investimentos, destacando uma tendência crescente de dependência tecnológica para decisões financeiras.

As principais utilizações da IA incluem aprender mais sobre tópicos de finanças pessoais (45%), criar ou atualizar orçamentos domésticos (43%), identificar novas estratégias de investimento (42%), construir poupanças (40%) e desenvolver ou revisar seus planos financeiros (40%).

Apesar dos benefícios evidentes, mais de dois terços dos canadenses (68%) acreditam que a IA não consegue compreender os aspectos emocionais do planejamento financeiro. Segundo Gayle Ramsay, chefe do Segmento de Banking do Cotidiano & Crescimento de Clientes no BMO, “a IA é uma tecnologia transformadora que pode analisar informações instantaneamente e gerar ideias, mas a relação das pessoas com o dinheiro é complexa, pessoal e emocional”.

Ramsay acrescenta que, “ao facilitar a gestão das finanças, a IA está se mostrando uma ferramenta poderosa para construir literacia financeira e tomar decisões financeiras informadas. Juntamente com a orientação de um consultor profissional, mais canadenses podem ser capacitados a gerenciar convenientemente seu dinheiro, alcançar seus objetivos e fazer progressos financeiros reais.”

A pesquisa destaca várias maneiras pelas quais a IA está moldando a forma como os canadenses aprendem, trabalham e se comunicam. Mais da metade (54%) usa IA para fazer perguntas sobre tópicos de interesse, e quase 4 em cada 10 (37%) utilizam para análise de dados.

Além disso, mais de um terço (36%) aproveita a IA para construir planos de negócios, viagens, exercícios e refeições, bem como para gerenciar suas agendas. Muitos canadenses também utilizam a IA em seus processos criativos, incluindo desenvolvimento de rascunhos de textos (41%) e edição de fotos e/ou vídeos (39%).

Uma parte significativa acredita que a IA pode ajudar as pessoas a tomar decisões financeiras mais informadas (52%) e tornar o planejamento financeiro mais acessível (51%).

Entre aqueles que ainda não utilizam IA para gestão financeira pessoal, muitos estão considerando adotar a tecnologia para diversos fins, como aprender mais sobre tópicos de finanças pessoais (30%), aumentar poupanças (28%), encontrar novas estratégias de investimento (27%), criar ou atualizar orçamentos domésticos (27%), revisar planos financeiros (25%) e planejar a aposentadoria (22%).

Os canadenses da Geração Z, mais do que qualquer outra geração, estão utilizando IA para planejar marcos financeiros futuros, com mais da metade (55%) recorrendo à tecnologia para essa finalidade. Eles também são os mais propensos a usar IA para fazer perguntas sobre tópicos de interesse (79%), criar rascunhos de textos (72%), construir planos de negócios, viagens, exercícios e refeições (63%) e gerenciar suas finanças e investimentos (55%).

A adoção de ferramentas de IA está alinhada com as mudanças contínuas na vida da Geração Z e suas crescentes preocupações financeiras. Nos últimos seis meses, 24% frequentaram universidade ou faculdade, 20% mudaram de emprego, 15% fizeram uma grande compra como um carro ou casa, e 13% iniciaram um negócio.

No entanto, 91% dos jovens da Geração Z relatam que as preocupações com sua situação financeira geral são sua principal fonte de ansiedade, seguidas pelo medo de despesas desconhecidas (90%), custos de moradia (86%) e acompanhamento de contas mensais (82%).

Uma porção significativa da Geração Z (61%) acredita que a IA pode ajudar a tomar decisões financeiras mais informadas, e mais da metade (53%) está confiante de que ferramentas de IA podem ajudá-los a fazer progressos financeiros reais.

Entre os canadenses, 85% acreditam estar fazendo progressos financeiros reais. Desses, 78% estão confiantes em sua situação financeira, e 44% acham que ferramentas baseadas em IA podem ajudá-los a alcançar esse progresso.

 

Eu sou Augusto Golvini

Empreendedor digital apaixonado por liberdade, viagens e vida sem chefes. Orgulho de nunca ter assinado a CLT. Acompanhe para ser informado sobre novidades e tendencias no Marketing Digital e Inteligência Artificial. Estou no Instagram @augustogolvini, me segue!