Ilha caribenha de Anguilla ganha milhões com boom da IA graças ao domínio “.ai”
A pequena ilha de Anguilla vê receita aumentar exponencialmente com registro de domínios “.ai”, impulsionada pelo crescimento da inteligência artificial.
Uma pequena nação caribenha está lucrando com o boom da inteligência artificial (IA) graças a uma coincidência que aconteceu décadas atrás. A ilha de Anguilla, um território britânico localizado a leste de Porto Rico, recebeu o código de domínio .ai para internet em 1995 da União Internacional de Telecomunicações. De acordo com Fox Business, desde então, a administração da ilha permite que compradores adquiram o registro .ai para seus sites por até dois anos, com possibilidade de renovações subsequentes.
O número de domínios .ai registrados disparou de cerca de 100.000 em 2021 para mais de 354.000 em 2023, especialmente após o lançamento do ChatGPT pela OpenAI em novembro de 2022, que impulsionou significativamente o crescimento da IA. “Com o advento da inteligência artificial como é, tornou o .ai muito atraente, e, portanto, temos crescido em termos de geração de receita com .ai a passos largos,” disse Haydn Hughes, ministro de turismo e infraestrutura de Anguilla, em entrevista à Fox Business.
Hughes explicou que foi “totalmente incidental” que Anguilla recebeu o código de domínio .ai em 1995. “Naquela época, não tínhamos computadores em Anguilla, não tínhamos nenhuma tecnologia moderna, não tínhamos endereços de e-mail, não tínhamos internet. Então, inteligência artificial era algo completamente fora da nossa realidade,” comentou ele.
À medida que o tempo passou, a administração atual, composta por ministros jovens e tecnicamente habilidosos, percebeu o potencial do domínio .ai. “Temos ministros que são realmente conhecedores de tecnologia, e assim conseguimos monetizar isso, e é ótimo para a ilha, pois investimos em uma quantidade significativa de infraestrutura física e social,” acrescentou Hughes.
O aumento nos registros de domínios .ai elevou a participação da receita do governo proveniente dessas inscrições de mais de 4% em 2019 para mais de 20% em 2023, gerando cerca de 32 milhões de dólares. O governo espera que essa participação se estabilize em cerca de 15% da receita quando a onda de registros eventualmente diminuir. Um relatório do FMI destacou uma dinâmica semelhante com a nação do Pacífico Sul, Tuvalu, que foi concedida com o código de domínio .tv.
Hughes destacou que a atenção gerada pelo domínio .ai ajudou a elevar o perfil de Anguilla na indústria do turismo, que representa cerca de 37% do seu produto interno bruto. “Uma das coisas que é realmente ótima é que aquelas pessoas que nunca ouviram falar de Anguilla agora conhecem Anguilla. E especialmente quando essas pessoas vêm a Anguilla para ver o que é essa onda do .ai, elas ficam bastante impressionadas com todas as ofertas que temos em termos de nossa hospitalidade, nossos restaurantes, nossos hotéis, nossas vilas,” disse Hughes.
Ele também observou que a receita influxa ajuda Anguilla a manter seu regime fiscal baixo, que não inclui impostos sobre renda pessoal, ganhos de capital ou imposto corporativo. Entre os investimentos que Anguilla financiou com a receita do .ai está um programa chamado Senior Shield, que oferece cuidados de saúde abrangentes para residentes com mais de 70 anos.